Living LA

New York Film Academy

Há sete meses venho lutando com a ideia de postar alguma coisa a respeito da New York Film Academy. Muitas pessoas me perguntam como é a vida em LA, como é a escola e como é muita coisa e eu queria responder aqui. Só essa semana comecei e deletei 5 posts diferentes por eles não se adequarem ao meu espírito debochado de narrativa. Muita informação que pode ser útil e nenhum espaço pra (risos). Então tentarei ser prática.

  1. Como é a New York Film Academy?

A NYFA, como é carinhosamente chamada por todo mundo, é uma instituição com fins lucrativos – o que nos Estados Unidos é super condenável e faz você considerar todas as escolas com esse fim “inferiores”, por isso se você der um Yelp na NYFA depois de já ter se inscrito vai chorar lágrimas de sangue – que recebe alunos do mundo inteiro: mas prioriza a China. Por isso, é bem possível que você acabe numa sala com 9 chineses que não falam um A em inglês com decência. Eu não sei como esse povo passa nos exames de língua antes de entrar na escola. A NYFA LA é o único campus com cursos que te dão uma formação de terceiro grau. Na academia original, localizada em Nova Iorque, são lecionados apenas cursos com duração máxima de um ano, considerados conservatórios. É por isso que eu acabei em Los Angeles – ainda tem gente que acha que eu moro em Nova Iorque (meu sonho).

  1. Como é o curso?

Eu desembarquei na terra do Tio Sam pra cursar Master of Fine Arts in Filmmaking. Chique né? Pois então. Nesse curso de lindo nome eu aprendo a: dirigir atores, escrever roteiros, editar filmes, gravar som em sets, trabalhar com luzes (incluindo medir energia e o escambau pra não queimar a casa de ninguém), carregar todo o equipamento que pesa pra caramba, produzir filmes, história do cinema e eventualmente tem umas aulas de atuação. Tudo isso, no meu caso, lecionado por professores que ou trabalham na indústria – como minha professora de Producing que produziu O Homem de Ferro, e meu professor de atuação que fez uma ponta no filme Déjà vu e contracenou com o Denzel Washington – ou que tiveram seus filmes selecionados pra Cannes, como meu professor de Aesthetics. Digo no meu caso pois não sei o background dos professores das outras salas. A gente aprende na base dos erros. Trabalhamos com filmes, 16mm, 35mm, iniciamos o cinema digital com Cannon 5D e finalmente chegamos na RED Scarlet. O primeiro semestre é super intensivo, com apenas um final de semana de folga por mês, aulas das 9 da manhã até 7 da tarde e o sentimento de que ninguém nasceu pra isso toda vez que nossos filminhos são criticados.

  1. Como é morar em Los Angeles?

Estou morando em LA por 7 meses. O começo foi difícil. Optei, inicialmente, por ficar em casa de família por considerar a experiência super válida. Acabei morando com uma senhora de 69 anos que tinha três gatos. Depois da minha revolta inicial, fiquei amiga dos bichanos e muito amiga da tiazinha, que é como se fosse minha mãe americana, apesar de ter idade pra ser minha vó. Mas o sofrimento maior sempre foi não ter carro. Em Los Angeles todo mundo tem carro e quem não tem é mexicano. Tanto que nos ônibus só tem anúncio em espanhol. Dessa forma ninguém se importa muito com os horários e ônibus só passa a cada uma hora. Se eu tivesse carro demoraria 15 minutos pra chegar na escola, mas como eu não tinha levava uma hora e meia. Aí eu me mudei pra Burbank, onde o aluguel é caro, mas a vizinhança é pacata – Miley Cyrus mora há uns blocos daqui – e eu posso ir andando pra escola todos os dias. Então se você está pensando em se mudar pra LA pense primeiro em: vai ter dinheiro pra carro? Se não, opte por morar perto e pense em comprar uma bicicleta. Além disso: comer também é caro, se você quer gastar apenas, vejamos cinco dólares por dia em almoço vai ter que recorrer a Mc Donalds. A escola faz uma estimativa de que pra morar em LA você precisa ter no mínimo US$1.900,00 pra gastar.

Essas são as informações mais básicas que meus amigos me perguntaram nos últimos tempos, então vamos combinar assim, quem tiver dúvidas pode jogar aqui nos comentários que, se for o caso, crio mais um post com respostas ou atualizo esse.

Agora deixo vocês com os filminhos que eu realizei no primeiro semestre do curso.

 

 

 

 

Leiloe a sua ideia :D

