Leitura Obrigatória do Leiloando

A trilogia Jogos Vorazes

(Esse post contém SPOILERS)

Este ano o segundo filme da franquia Jogos Vorazes chega aos cinemas de todo o mundo. Após assistir ao primeiro filme, e gostar bastante, adquiri os livros. Já tinha ouvido dizer que a franquia serviria para preencher o vazio nos corações dos fãs de Crepúsculo e Harry Potter. Sou fã tanto da saga dos bruxos quanto dos vampiros, mas posso dizer com propriedade que a história dos amantes desafortunados do Distrito 12 de forma alguma pode ser comparada aos devaneios egoístas de Bella Swan.

Enquanto em Crepúsculo a adolescente solitária se apaixona por vampiros e resolve abandonar a sua família por um grande amor, em Jogos Vorazes Katniss Everdeen faz o que pode para manter o sustento de sua família em uma sociedade opressora e desigual. Ou seja, sem comparações.

Se você já gostou do primeiro filme, prepare-se. Leia os livros e espere pelo pior. Nunca na minha história de leitora eu chorei tanto quanto o vale de lágrimas em que me transformei ao chegar às páginas finais de A Esperança.

O primeiro livro situa o leitor acerca dos fatos, apresenta as personalidades de cada personagem, encanta com o universo incrível de opressão e beleza fabricada, criado por Suzanne Collins e faz você se apaixonar por cada momento de uma história baseada em grandes guerras, disputas pelo poder, ditaduras e manipulação popular.

O segundo livro tem início com um triângulo amoroso que parece não poder ser solucionado, mas que logo dá lugar a batalhas acaloradas, jogos de poder, farsas, traições e todos os piores sentimentos que são encontrados e encarados no dia a dia por dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

O livro final transborda sofrimento e é sem sombra de dúvidas o melhor. Não tanto pelo desfecho, que pode parecer impossível em algumas passagens da história, mas que faz total sentido, mas por cada peça colocada no lugar, por cada morte, por cada batalha, por cada luta pessoal e por cada reviravolta do destino.

Mais do que uma trilogia ‘infanto-juvenil’, os livros apresentam um exercício de reflexão acerca do que é certo e errado dentro das mais diversas formas de se governar, incita o povo a lutar pelos seus ideais e acima de tudo, representa as mais diversas formas de amor. Uma leitura obrigatória do Leiloando Ideias.

hunger games

Jogos Vorazes

O primeiro livro conta a história de Katniss Everdeen, moradora do Distrito 12 que, diante da morte de seu pai durante os trabalhos em uma mina de carvão, se viu as voltas com o sustento de sua mãe – paralisada pelo luto, e sua irmã pequena. De uma família pobre, em um dos distritos menos prestigiados pela Capital de Panem, Katniss alterna seus dias entre caçadas na floresta com seu melhor amigo Gale e vendas de seus animais silvestres e plantas no Prego, o mercado negro local.

Como se não bastasse o destino desafortunado aos moradores de cada distrito, todos os anos o país pára para a edição anual dos Jogos Vorazes, onde cada distrito precisa entregar um jovem de cada sexo como tributo para que eles lutem entre eles, em uma arena recheada de perigos, até que apenas um sobreviva.

Ao ver sua pequena irmã Primrose eleita para participar dos jogos, Katniss se oferece como tributo, e então, ao lado de Peeta Mellark se encaminha para o evento que vai decidir o resto de sua vida.

A rotina que antecede os jogos é algo extremamente surreal para os moradores de um distrito tão pobre. Em poucos dias Katniss e Peeta usufruem de todas as mordomias da capital e alcançam status de celebridades, mas é a entrevista pré-jogo de Peeta que dá o tom para o resto da história, apaixonado por sua companheira de jogo, ele não vê futuro para esse amor.

Em Chamas   

Após saírem vitoriosos dos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta encontram uma Panem inflamada pelo gesto de rebeldia que Katniss assumiu ao entregar à Peeta amoras venenosas para que na edição não houvesse vencedor, fazendo com que os organizadores dos jogos fossem obrigados a coroá-los como dois vitoriosos de uma mesma edição.

Para conter a onda de levantes é preciso acabar com o principal símbolo da rebelião, é preciso acabar com Katniss. E então os amantes desafortunados do Distrito 12 se veem novamente as voltas com os Jogos. Durante o Massacre Quartenário, que acontece a cada 25 anos, eles são obrigados a lutar contra outros vitoriosos, em uma arena extremamente mortífera.

Mas algo não sai como esperado e diante de uma traição entre os mais altos escalões da capital um novo desfecho é reservado para o futuro da civilização de Panem.

A Esperança

Salva da arena pelo Distrito 13, o qual ela apenas sonhava realmente ainda existir, Katniss está esgotada, com a vida esfacelada. Seu distrito fora destruído após ela desmantelar o campo de força que cercava a arena e acabar com o Massacre Quartenário. Peeta não conseguira escapar e se encontra preso na Capital, sofrendo torturas e sendo utilizado pelo Presidente Snow como mais uma peça em sua manipulação das massas. Agora Katniss conta com uma presidente irascível, seu mentor Haymitch e mais alguns aliados para tentar incitar ainda mais os levantes em todos os distritos e acabar com a Capital e tentar resgatar um de seus principais aliados, e amigos, Peeta.

O seu papel de símbolo da revolução precisa ser acentuado, ela precisa criar forças para lutar contra algo maior, contra seus próprios sentimentos, para poder salvar sua pele e daqueles que ela ama e continuam vivos. Mas ao aceitar essa luta ela vai perdendo, um após o outro, aqueles que mais importam em sua vida.

Será que tudo isso está certo? Será que toda essa guerra valerá à pena? O final, não vou contar. Deixo para você chorar seu vale de lágrimas sozinho.

Anúncios

3 comentários em “A trilogia Jogos Vorazes

  1. Eu avisei para se preparar para A Esperança! hahahah a série inteira é pura emoção. Por mais que eu tenha adorado o todo e o final, achei que a autora deu uma corrida no fimzinho e deu uma de JK Rowling se livrando de personagens no último livro :P

    Mas é uma trilogia maravilhosa e agora é sentar e esperar pelos filmes :)

    beeijos!

Leiloe a sua ideia :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s