Joinvilando · Pare e pense

Joinville x O resto do Estado

Em meus anos em Curitiba um professor que muito me ensinou nunca perdeu a oportunidade de fazer piadinhas comigo por ser joinvilense. Uma das preferidas dele era “os prédios de Itajaí já estão fazendo sombra na cidade de vocês?”. A rixa existente entre Joinville e outras cidades do norte catarinense, e até mesmo com a capital do estado, não é novidade para ninguém, mas diante da perspectiva de uma cidade vizinha, menor territorialmente, ser palco de eventos internacionais como o UFC e quem sabe o Cirque du Soleil, muitos conterrâneos tem utilizado as Redes Sociais para atacar o sucesso alheio se indagando os motivos pelos quais Joinville não está entre as cidades cotadas, uma vez que é a maior do estado.

Ora, amigos, vamos aos fatos? Atualmente somos palco do maior Festival de Dança do mundo em uma arena de eventos que mal dá conta do recado. Esse mesmo lugar já deixou de abrigar eventos esportivos, há algum tempo e quase não é utilizado, por que será? Estaria o Centreventos Cau Hansen em plenas condições de abrigar um evento de porte internacional?

Este ano o prefeito, sabiamente, teve que abrir mão de sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina em Joinville por, pasmem, ter de investir muito dinheiro na revitalização de quadras já existentes que sofreram com as chuvas de anos atrás e permaneceram em estado calamitoso desde então por falta de verbas para melhorias na estrutura desses locais, deixando esses lugares como grandes elefantes brancos no meio de nossa cidade.

Temos ainda a novela envolvendo o Centro de Convenções e Exposições – Expoville, que pode dar inveja a muito folhetim das 21 horas, em um sai ou não sai no contrato de concessão para administração público-privada do local.

Então, diante do sucesso de Jaraguá do Sul, nós joinvilenses, mas antes de tudo, catarinenses, temos que ficar de pé e aplaudir. Aplaudir a administração que mantém a Arena Jaraguá própria para ser vista com bons olhos por investidores, por negociantes, por promotores de eventos, e devemos, acima de tudo, prestigiar essas escassas oportunidades que finalmente estão jogando luz sobre um estado que, apesar de riquíssimo, é pouquíssimo lembrado a nível nacional.

Não podemos esquecer que nosso atual prefeito tem uma casa muito grande para colocar em ordem e está dando prioridade ao que mais importa ao povo, e, apesar de cultura e esportes também serem importantes para o desenvolvimento humano, saúde deve sim, vir em primeiro lugar.

O joinvilense deveria deixar as rixas de lado e se orgulhar de seu estado finalmente estar ganhando visibilidade internacional através de eventos de grande porte, afinal, parte desta conquista também cabe à cidade de Joinville, que impulsiona a economia do estado ao ser escolhida por grandes indústrias para desenvolverem aqui os seus produtos, e devemos é pensar como o slogan de um político de alguns anos atrás: por toda Santa Catarina.

Anúncios

Um comentário em “Joinville x O resto do Estado

Leiloe a sua ideia :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s