Joinvilando

Inacreditável Futebol Clube

Image

Diante de inúmeros comentários indignados de meus amigos paranaenses, quando eu afirmei que já tinha ido ao campo do Atlético Paranaense várias vezes, mas desconhecia a Arena Joinville, resolvi que agora que o Joinville Esporte Clube estava na série B e eu retornei a cidade como uma joinvilense orgulhosa de suas origens, eu iria frequentar o estádio. Ou pelo menos iria à partida contra o CAP. Eis que o primeiro jogo do JEC pela série B foi justamente contra o meu amado furacão (ok, nem amo o Atlético, sou simpatizante e tal).

Para me sentir mais joinvilense e não correr o risco de acabar gritando “A-TLÉ-TI-CO” no meio da torcida do JEC e ser esfolada viva, comprei uma camiseta. Bonita e formosa, acompanhada do meu guarda-costas (cof, cof, meu pai, cof, cof), lá estava eu, sentadinha bela e formosa nas cadeiras emboloradas da Arena Joinville para assistir a um jogasso de bola.

Tudo começou muito bem. As torcidas organizadas de ambos os times fazendo festa, o estádio enchendo, alias, pelo nível do adversário achei que o povo da cidade se mobilizaria um pouco mais para lotar… “Autoriza o árbitro”, como diriam os locutores da TV Globo, e lá está um JEC com domínio de bola quase total, pelo menos nos primeiros vinte minutos (quem vê acha que eu contei, haha), mas o que ninguém contava era com as bolas aéreas do Atlético. Primeiro tiro voador. Gol. Foi o suficiente. O glorioso Joinville, que chegou a série B contrariando todos os agouros, se desfez. O que se seguiu foi uma sequência de erros crassos, passes jogados ao vento, e claro, com a colaboração do juiz mais ladrão do universo, e com os jogadores do Furacão que caiam de maduro, deu-se a goleada.

Não fosse pelos gritos incessantes de “juiz ladrão” da torcida da casa, muito provavelmente aquele bendito pênalti, que garantiu ao JEC pelo menos UM golzinho, nunca teria saído. A preferência ao Atlético era visível pelo árbitro, e não digo isso por ser torcedora (cof, cof) do Joinville, afinal, sempre torci muito mais pelo Atlético.

Alias, essa questão de joinvilense ter “dois” times também pesa. Incrível como a torcida do Atlético, no canto, a margem, menos de um quarto do número total de pessoas no estádio, conseguiu calar toda uma nação (os jequianos e talz). Diante de musiquinhas ensaiadas e grandes pulmões paranaenses é de se pensar: estaria o JEC realmente preparado para estar na série B? Com tantos passes dignos do Inacreditável Futebol Clube, falta de confiança (chuta pro gol, cacete!) e torcedores que estão ali mais para criticar (como eu) do que parar torcer e lutar realmente pelo seu time. Não estou menosprezando o grande trabalho da torcida organizada do JEC, que não parou um minuto sequer, questiono a paixão por futebol dos joinvilenses, que nem mesmo diante de um gol de pênalti continuam a comemorar.

Essa é uma crítica não somente a população da maior cidade do estado, mas também a mim mesma, sei que não tenho sido uma boa joinvilense, mas ninguém melhor que nós mesmos para apontar nossos erros. Vamos pra frente JEC! Confiança! Acredito que o “nome” do Atlético e a boa campanha na Copa do Brasil tenham intimidado o tricolor, uma pena, com um começo tão promissor, o sonho ainda era possível. Aguardemos os próximos capítulos.

Em tempo: preciso comentar o desempenho do Paulo Baier. O CAP parecia um time de um homem só. O senhorzinho (possível reconhecer pela careca há milhares de quilômetros de distância) não só estava em todas as jogadas – às vezes parecia que ele mesmo recebia o passe aéreo que ele tinha dado – como corria que nem um Jaguar. Parabéns, agora vê se se aposenta. “Fim de jogo na Arena Joinville, 4×1”

3 comentários em “Inacreditável Futebol Clube

  1. HAHAHAHAHAHAHA “Parabéns, agora vê se se aposenta”. O melhor sobre o jogo, Leila. Em tempo, o senhorzinho é Baier, e não Bauer, apesar de ele achar que vive como o cara do 24H pra jogar tanto tempo…

  2. Muito bom prima!!! Praticamente uma Nadja Mauad. Mais riqueza de detalhes só se eu estivesse presente mesmo… Rsrs… Sou fã dos teus traços!!!
    E ainda bem q foi de 4 né, assim nao dá pra dizer q foi só por conta do árbitro q vencemos.

Leiloe a sua ideia :D

